domingo, 21 de novembro de 2010

Métodos Físicos

Em estratigrafia, quando nos deparamos com um estudo de uma determinada região temos de saber aplicar métodos. Métodos esses que nos vão ajudar a conhecer e a descrever melhor essa determinada região, com o estabelecimento de correlações entre unidades estratigráficas, por exemplo.

Métodos Físicos:
1)Depósitos de Varvas
2)Crescimento de Invertebrados Marinhos
3)Dendrocronologia
4)Liquenometria
5)Tefrocronologia
6)Radiocronologia ou Cronologia Isotópica
7)Magnetostratigrafia
8)Diagrafias
9)Estratigrafia Sísmica
10)Termoluminescência




1) Depósitos de Varvas
Contagem de depósitos sedimentares constituídos por uma camada negra, fina, com restos de matéria orgânica (deposito invernal) e por uma camada clara, mais espessa (deposito estival), perfazendo um ano de sedimentação.






Fig.1 - Depositos de Varvas ( http://geodinamica.no.sapo.pt/html/pagesgex/imagensglaciares/image3_78.htm )




2) Crescimento de Invertebrados Marinhos
Contagem das estrias de crescimentos correspondentes a um ciclo diário e a ciclos anuais.



3) Dendrocronologia
Consiste na medição e contagem do espaçamento dos anéis de crescimento das árvores. O processo começa em árvores actuais passando a troncos de travejamento de edifícios bem datados.


Fig.2 - Aneis de Crescimentos



4) Liquenometria
Usado na datagem de avanços glaciáricos através de líquenes que vivem dos blocos das moreias, avaliando o diâmetro dos mesmos.


5) Tefrocronologia
Implica a individualização das camadas de tefra (produtos piroclásticos) provenientes de explosões vulcânicas violentas, que serve como guia para correlação entre depósitos.


6) Radiocronologia ou Cronologia Isotópica
É um método feito através do estudo de decaimentos radioactivos de isótopos. Este decaimento é um processo contínuo, irreversível que decorre a velocidade constante. No seguinte link podemos informação pormenorizada sobre a radiactividade, num artigo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil): http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/radio.pdf



7) Magnetostratigrafia
Metodo baseado nas variações do campo magnéticos terrestre registado nas rochas com minerais ferromagnesianos. Existem 3 tipos de magnetismo das rochas: Diamagnetismo, Paramagnetismo e Ferromagnetismo.



8) Diagrafias
Registos contínuos de variações de dadas características das rochas atravessadas por sondagens. Nestas características pode-se destacar a resistividade, o potencial espontâneo, a radioactividade natural, densidade, temperatura, entre outros. As diagrafias de elevada resolução traduzem texturas de formações bem como parâmetros estruturais.




9) Estratigrafia sísmica
Fornece dados sobre a estrutura da crosta mediante a progapaçao de ondas sísmicas produzidas artificialmente. Os contactos entre formações com difirentes velocidades de propagação das ondas definem superfícies de separação nas quais as ondas sofrem refracção, reflexão ou difracção (descontinuidades).


10) Termoluminescência
É a propriedade que certos minerais têm de libertar emissões luminosas por estimulação térmica desde que antes tenham sido submetidos a radiação natural ou artificial por Urânio, Tório, ou Potássio 40. Quartzo, Feldspatos, Calcite, Dolomite, Zircão, Piroxenas, Apatite, são alguns exemplos de minerais termoluminescentes.




__________________________________________________________

Bibliografia:


Pais, J; (?) - Princípios Fundamentais da Estratigrafia (DCT/FCT UNL)



http://estpal08.blogspot.com/2008/12/mtodos-fsicos-e-qumicos.html (consultado em 21 Novembro 2010)